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1002 Biologia


 Turma 1002, este espaço é reservado para vocês. Aqui vocês podem baixar os conteúdos de química do bimestre. Mas lembrem de colar a folha impressa no caderno                                     para  fazer jus à nota de "caderno completo".

 Planejamento anual - 2024 - Biologia - 1º ano

º Professora Luciana Madsen Ferrão

1º Bimestre:

  • Conceito de vida
  • Biologia como ciência
  • Modelos científicos
  • Importância da ciência - tecnologia e sociedade
  • Pesquisa bimestral: Avanços tecnológicos - perspectiva sustentável

2º Bimestre:

  • Níveis de organização dos seres vivos
  • Teoria celular
  • Respiração celular e fotossíntese
  • Fluxo de matéria e energia
  • Cadeias e teias alimentares
  • Pesquisa Bimestral: Ciclos biogeoquímicos

3º Bimestre:

  • Célula procariótica e eucariótica
  • Estruturas celulares
  • Reprodução celular: mitose
  • Reprodução celular: meiose
  • Pesquisa do bimestre: Reprodução nos seres vivos - tipos de reprodução

4º Bimestre:

  • Conceitos básicos de Ecologia
  • Ecossistemas aquáticos e terrestres
  • Biogeografia brasileira
  • Relações ecológicas
  • Pesquisa do bimestre: Adaptações do ser humano ao ambiente
Clique aqui para baixar o cronograma de estudos de Biologia para 2024

2º Bimestre

 Orientações para pesquisa

Tema: Ciclos Biogeoquímicos

Valor: 5,0 pontos/ Pode ser feita em dupla/ Entrega: na aula nº 06

Objetivo Geral: Esta pesquisa tem como objetivo principal promover a compreensão dos ciclos biogeoquímicos, destacando sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e para a vida na Terra. Espera-se que, através deste trabalho, vocês possam reconhecer a interdependência entre os seres vivos e os elementos químicos presentes no ambiente.

1. Introdução:

Apresente seu trabalho, explique quais são seus objetivos com a pesquisa e como ela será feita.

2. Desenvolvimento:

  1. Identificar e descrever os principais ciclos biogeoquímicos: carbono, nitrogênio, oxigênio, fósforo e água.
  2. Analisar as etapas de cada ciclo biogeoquímico e os principais agentes envolvidos.
  3. Avaliar o impacto das atividades humanas nos ciclos biogeoquímicos e as consequências para o meio ambiente.
  4. Propor medidas que possam minimizar os impactos negativos das ações humanas sobre esses ciclos.

3. Exemplo:

  • Estudo de Caso: Escolha de um ecossistema local ou globalmente reconhecido para análise dos impactos humanos nos ciclos biogeoquímicos.

4. Conclusão:

Descreva suas descobertas, quais partes chamaram mais a atenção e de forma a pesquisa contribuiu para o entendimento do assunto.

Critérios de Avaliação:

  1. Clareza e Coerência: O trabalho deve ser apresentado de forma clara e lógica, seguindo uma estrutura organizada.
  2. Profundidade de Análise: Espera-se uma análise crítica e detalhada dos ciclos biogeoquímicos, incluindo exemplos reais e dados atuais.
  3. Originalidade: Incentiva-se a apresentação de perspectivas únicas e soluções inovadoras para os problemas identificados.

Considerações Finais:

Este projeto de pesquisa oferece uma oportunidade valiosa para explorar a complexidade dos ecossistemas terrestres e a importância de manter seus ciclos biogeoquímicos em equilíbrio. Espera-se que, ao final deste trabalho, cada aluno esteja mais consciente de seu papel como parte integrante do meio ambiente e motivado a adotar práticas mais sustentáveis.

Clique aqui para baixar as orientações para a pesquisa do 2º bimestre

Aula 1 - Níveis de organização dos seres vivos

Os seres vivos apresentam uma organização complexa e hierárquica, que pode ser estudada em diferentes níveis, cada um abrangendo uma escala maior de organização. Este conceito é fundamental para a compreensão da biologia e da vida como um todo.

No nível mais básico, temos o átomo, que é a unidade fundamental da matéria. Os átomos se combinam para formar moléculas, como a água e o DNA, essenciais para a vida. As moléculas, por sua vez, interagem e se organizam em estruturas maiores, conhecidas como organelas, que desempenham funções específicas dentro das células. A célula é considerada a unidade básica da vida, sendo o nível mais simples em que podemos observar todas as características vitais, como reprodução, metabolismo e resposta a estímulos.

Avançando na escala, temos os tecidos, que são conjuntos de células semelhantes que realizam uma função específica. Diversos tecidos se organizam para formar órgãos, como o coração ou o pulmão, que desempenham funções vitais para o organismo. A união de vários órgãos que trabalham em conjunto compõe os sistemas ou aparelhos, como o sistema circulatório ou o sistema digestório, responsáveis por manter a homeostase do organismo.

No topo da hierarquia, temos o organismo completo, que pode interagir com outros organismos de sua espécie formando populações. As populações de diferentes espécies que vivem e interagem em uma mesma área formam uma comunidade. A interação das comunidades com o ambiente físico ao seu redor constitui um ecossistema. Vários ecossistemas interligados compõem um bioma, e a soma de todos os biomas da Terra forma a biosfera, o nível mais abrangente da organização dos seres vivos, onde se desenrola a vida no nosso planeta.

Esses níveis de organização são fundamentais para o estudo da biologia, pois permitem compreender como as estruturas simples se combinam para formar sistemas complexos capazes de sustentar a vida em suas diversas formas.

Questões

  1. O que são átomos e qual o seu papel no nível atômico da organização dos seres vivos?
  2. Como as moléculas se formam a partir de átomos e quais são alguns exemplos de moléculas importantes para os seres vivos?
  3. O que define uma célula como a unidade básica da vida?
  4. Como os tecidos se diferenciam de células e qual é a sua função nos organismos multicelulares?
  5. Dê um exemplo de um órgão e explique sua função dentro de um sistema de órgãos.
  6. O que caracteriza um sistema de órgãos e como este contribui para a funcionalidade do organismo?
  7. Descreva a diferença entre organismos unicelulares e multicelulares.
  8. O que é uma população e como ela se diferencia de uma comunidade?
  9. Explique o conceito de ecossistema e como os componentes abióticos influenciam os seres vivos.
  10. Qual é a importância da biosfera para a manutenção da vida na Terra?

Aula 2 - Teoria Celular

A Teoria Celular é um dos fundamentos mais importantes da biologia, estabelecendo que todos os organismos vivos são compostos por células, que são a unidade básica da vida. Essa teoria foi desenvolvida no século XIX por cientistas como Matthias Schleiden, Theodor Schwann e Rudolf Virchow, que contribuíram com princípios essenciais. Primeiramente, Schleiden e Schwann propuseram que plantas e animais, respectivamente, são formados por células. Virchow adicionou que todas as células surgem de células preexistentes, consolidando a ideia de que a célula é o ponto de partida para a vida.

Um exemplo prático da Teoria Celular pode ser observado ao analisar amostras de tecido sob um microscópio. Por exemplo, ao examinar uma lâmina de epitélio (um tipo de tecido que reveste órgãos e cavidades do corpo), é possível ver as células organizadas em uma estrutura específica, evidenciando como as funções vitais de um organismo são realizadas no nível celular. Esse exemplo prático reforça a noção de que, independentemente da complexidade de um ser vivo, as células desempenham funções fundamentais para a manutenção da vida.

Fixação do conteúdo:

  1. Quem foram os três cientistas principais que contribuíram para o desenvolvimento da Teoria Celular?
  2. Qual é a unidade básica da vida, segundo a Teoria Celular?
  3. De acordo com a Teoria Celular, de onde surgem todas as células?
  4. Por que a Teoria Celular é considerada um dos fundamentos da biologia?
  5. Dê um exemplo prático de como a Teoria Celular pode ser observada.
  6. Como o estudo de tecidos sob um microscópio pode ajudar a entender a Teoria Celular?
  7. Qual a importância de Matthias Schleiden e Theodor Schwann para a Teoria Celular?
  8. O que Rudolf Virchow adicionou à Teoria Celular que foi fundamental para sua aceitação?
  9. Explique como as células desempenham funções vitais para a manutenção da vida de um organismo.
  10. Como a observação de uma lâmina de epitélio sob um microscópio reforça a Teoria Celular?

Aula 3 - Respiração e fotossíntese

A respiração e a fotossíntese são dois processos fundamentais para a vida na Terra, desempenhando papéis centrais nos ecossistemas ao permitir a conversão de energia de uma forma para outra. Ambos os processos são cruciais para a manutenção da vida, mas operam de maneiras distintas e em organismos diferentes.

A fotossíntese é um processo realizado por plantas, algas e alguns tipos de bactérias, que utilizam a luz solar, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) para produzir glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2). Esse processo ocorre principalmente nas folhas das plantas, nas células que contêm cloroplastos, os quais possuem pigmento verde chamado clorofila. A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas principais: a fase luminosa, que ocorre na presença de luz e envolve a absorção de luz pela clorofila, e a fase escura, que não depende diretamente da luz e envolve a conversão de dióxido de carbono em glicose.

Por outro lado, a respiração é um processo realizado por quase todos os organismos vivos, incluindo plantas, animais e microrganismos, para obter energia a partir da oxidação de moléculas orgânicas, principalmente a glicose. Durante a respiração, a glicose é decomposta com a ajuda do oxigênio, produzindo dióxido de carbono, água e energia na forma de ATP (adenosina trifosfato). A respiração pode ocorrer de duas formas: aeróbica, na presença de oxigênio, e anaeróbica, na ausência de oxigênio.

Embora a fotossíntese e a respiração pareçam processos opostos, eles estão intimamente ligados. A fotossíntese converte a energia solar em energia química armazenada nas ligações da glicose, enquanto a respiração usa essa energia para realizar as funções vitais dos organismos. Uma das principais semelhanças é que ambos os processos envolvem trocas gasosas com o meio ambiente: a fotossíntese remove CO2 do ar e libera O2, enquanto a respiração faz o oposto.

Fixação do conteúdo:

  1. O que é fotossíntese e quais são seus principais produtos?
  2. Quais organismos são capazes de realizar a fotossíntese?
  3. Quais são as duas etapas principais da fotossíntese e o que acontece em cada uma delas?
  4. O que é respiração e por que é importante para os organismos vivos?
  5. Como a respiração aeróbica difere da anaeróbica?
  6. De que maneira a fotossíntese e a respiração estão interligadas?
  7. Qual é o papel da clorofila no processo de fotossíntese?
  8. Por que a fotossíntese é considerada crucial para a vida na Terra?
  9. Quais são as principais semelhanças e diferenças entre fotossíntese e respiração?
  10. Como os processos de fotossíntese e respiração afetam os níveis de dióxido de carbono e oxigênio na atmosfera?

Aula 4 - Fluxo de matéria e energia

O fluxo de matéria e energia refere-se ao movimento e à transferência de materiais e energia através dos ecossistemas. Estes fluxos são fundamentais para compreender como os ecossistemas funcionam, mantêm-se e evoluem. A matéria, que inclui todos os componentes físicos do ecossistema, como plantas, animais, rochas, e água, circula através de ciclos biogeoquímicos. A energia, por outro lado, flui de forma linear, entrando no ecossistema principalmente através da luz solar, que é convertida em energia química pelas plantas durante a fotossíntese. Esta energia é então transferida através da cadeia alimentar, à medida que os organismos consomem uns aos outros, até que eventualmente é dissipada na forma de calor.

Um exemplo clássico deste fluxo pode ser observado em um lago. A energia solar é capturada pelas plantas aquáticas e algas (produtores primários) através da fotossíntese. Estes produtores são então consumidos por pequenos animais aquáticos, como zooplâncton (consumidores primários), que por sua vez são comidos por peixes menores (consumidores secundários). Os peixes maiores (consumidores terciários) se alimentam dos menores, e assim sucessivamente. Durante cada transferência de energia de um nível trófico para o outro, parte da energia é perdida na forma de calor, seguindo a segunda lei da termodinâmica. Simultaneamente, a matéria circula entre os organismos e o meio ambiente através da cadeia alimentar e é reciclada pelos decompositores, como fungos e bactérias, que quebram a matéria orgânica de plantas e animais mortos, retornando-a ao ambiente na forma de nutrientes.

Fixação do conteúdo:

  1. O que é o fluxo de matéria e por que é importante para os ecossistemas?
  2. Como a energia é transferida através dos ecossistemas?
  3. Dê um exemplo de como a energia solar é convertida em energia química em um ecossistema.
  4. Explique o papel dos produtores primários no fluxo de energia através de um ecossistema.
  5. Como a matéria é reciclada em um ecossistema?
  6. Qual é a diferença entre o fluxo de matéria e o fluxo de energia nos ecossistemas?
  7. Descreva como os decompositores contribuem para o ciclo da matéria.
  8. Por que parte da energia é perdida entre os níveis tróficos em uma cadeia alimentar?
  9. Dê um exemplo de como um consumidor terciário obtém sua energia.
  10. Explique a importância dos ciclos biogeoquímicos no contexto do fluxo de matéria.

Aula 5 - Cadeias e Teias alimentares

Cadeias e teias alimentares são conceitos fundamentais na ecologia, explicando como a energia e os nutrientes circulam pelos ecossistemas. A cadeia alimentar é uma representação linear das relações alimentares entre organismos, desde os produtores até os decompositores. Começa com os produtores primários, geralmente plantas e algas, que utilizam a fotossíntese para converter a energia solar em energia química. Seguem-se os consumidores primários, que são herbívoros alimentando-se dos produtores. Os consumidores secundários, geralmente carnívoros, alimentam-se dos herbívoros, e assim por diante, até chegar aos decompositores, que decompõem os organismos mortos, reciclando nutrientes no ambiente. Como exemplo de cadeia alimentar, podemos citar: Algas → Peixe pequeno (herbívoro) → Peixe grande (carnívoro) → Urso (predador topo).

Já a teia alimentar é uma representação mais complexa e realista das relações tróficas em um ecossistema, mostrando como diferentes cadeias alimentares estão interconectadas. Ela destaca que muitos organismos podem ocupar mais de um nível trófico em diferentes cadeias e que um único organismo pode ser alimento para diversos predadores. Como exemplo de teia alimentar, podemos imaginar um ecossistema de floresta onde: Algas e plantas fornecem alimento para insetos e pequenos mamíferos; estes, por sua vez, são presas de aves pequenas, que também comem insetos; as aves são predadas por aves de maior porte; e todos, quando mortos, são decompostos por fungos e bactérias.

Fixação dos conteúdos:

  1. Defina o que é uma cadeia alimentar.
  2. O que diferencia uma teia alimentar de uma cadeia alimentar?
  3. Quem são os produtores em uma cadeia alimentar? Dê um exemplo.
  4. Explique o papel dos consumidores primários em uma cadeia alimentar.
  5. Como os decompositores contribuem para o ciclo de nutrientes em um ecossistema?
  6. Cite um exemplo de um organismo que atue como consumidor secundário em uma cadeia alimentar.
  7. Na descrição da teia alimentar de uma floresta, quais organismos são citados como produtores?
  8. Qual é a importância das aves pequenas dentro da teia alimentar mencionada?
  9. Explique como um organismo pode ocupar mais de um nível trófico em diferentes cadeias alimentares.
  10. Qual o papel dos fungos e bactérias na teia alimentar?

Aula 6 - Entrega das pesquisas

Aula 7 - Correção dos cadernos

Aula 8 - Recuperações

Clique aqui para baixar a apostila de Biologia do 2º bimestre

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