Pular para o conteúdo principal

Internet X Estudos


Sempre que se fala em preparação para o vestibular e o uso da internet, ouvimos as mais diversas reações. Para a maioria das pessoas, as duas coisas não combinam e não devem andar juntas. Para outras, é uma união benéfica, vista como uma ferramenta a mais de estudo e aprendizado.

A grande verdade é que os dois pontos de vista estão corretos em partes. Cabe ao vestibulando ter a responsabilidade e o bom senso de julgar até que ponto a internet pode ajudar ou atrapalhar os seus estudos. Mesmo que os pais tentem intervir, essa é uma postura que o candidato ao vestibular ou Enem deve ter e assumir sozinho, afinal de contas, ele é o principal interessado em conseguir aprovação na instituição que deseja e que vem se preparando exaustivamente.

Vilões

Para avaliar se realmente o uso da internet vem atrapalhando os seus estudos, é interessante analisar quantas horas você navega. Logo depois, veja com o que você gasta esse tempo. Se a resposta for em redes sociais, como Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter e Snapchat, além de outros jogos on-line e outras coisas que tiram a atenção, é hora de repensar a utilização da web durante a sua preparação para as provas.

Benefícios

Alguns professores veem a internet como uma aliada na complementação dos estudos, desde que seu uso seja consciente, com disciplina e foco, não sendo utilizada em todo o tempo somente para sites de relacionamento.

Dicas

Atualmente, é possível encontrar material de estudo e notícias sobre questões da atualidade por meio da internet.
Vale salientar que mesmo com todas essas ferramentas disponíveis na internet, elas não devem ser as únicas fontes de conhecimento. O estudo por meio da leitura de livros e da resolução de exercícios é fundamental.

Nesse momento de preparação, é preciso autocontrole e organização de horários para utilizar as páginas de relacionamento que, de certa forma, não irão agregar em nada aos seus estudos. Aproveite para utilizar aquelas que irão te auxiliar de verdade. Tente fazer com que essa interação entre estudo e internet seja produtiva para você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionamento e Aplicações do Tubo de Venturi

Vamos estudar neste artigo o tubo de Venturi , explicando sobre o seu funcionamento e demonstrando também algumas de suas aplicações. O tubo de Venturi é um equipamento desenvolvido por Giovanni Batista Venturi que pode ser utilizado para medir a velocidade de um escoamento e também a vazão de um fluido, baseado na diferença de pressão provocada por diferentes áreas de seção transversal da tubulação. Veja na imagem um exemplo esquemático de um tubo de Venturi: O funcionamento do tubo, como mencionado acima, ocorre devido à diferença de seção transversal. Observando a imagem, percebemos que a região central do tubo é menor que as demais. Desta forma, a velocidade do escoamento ao longo da região central do tubo será maior, o que resultará em um menor campo de pressão, devido a conservação da energia do sistema. Sendo assim, a diferença de pressão é registrada pela diferença de altura de coluna de líquido ao longo de um tubo em U. Esta diferença é utilizada para d

Conheça os Biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada

Na postagem a seguir vamos estudar sobre os biomas . Este assunto de Biologia, além de importante para a realização do Enem, é interessante também para o nosso dia a dia, já que fazemos parte de algum bioma específico! Vamos entender o que é um bioma, além de estudar sobre alguns dos 7 tipos de biomas terrestres existentes. Os biomas são definidos como uma grande unidade da biosfera , sendo um grande conjunto de vida vegetal e animal, os quais podem ser identificados com condições de geologia e clima semelhantes, que resultam nos mesmos processos de formação da paisagem e, consequentemente, na mesma fauna e flora nos dias atuais. Assim, os biomas são entendidos como o agrupamento de espécies animais e vegetais que vivem nas mesmas condições de clima e solo . Cada classificação leva a um número de biomas diferentes, já que sua definição é ampla e permite as mais variadas classificações. Porém, a mais utilizada divide os biomas em 7 diferentes tipos: Tundra, Taiga, Flore

MAPA MENTAL - AS LEIS DE NEWTON