Pular para o conteúdo principal

Inscrições no Enem 2018 Estarão Abertas Entre 7 e 18 de Maio



Inscrições no Enem 2018 Estarão Abertas Entre 7 e 18 de Maio


Um dos eventos mais importantes relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio é a fase de cadastro, pois é nesse momento que os candidatos garantem sua participação na avaliação. No caso do Enem 2018, as inscrições estarão abertas no período entre 7 e 18 de maio.
Neste ano o Ministério da Educação (MEC) se antecipou e divulgou, já no início do ano, o calendário com as principais datas do exame, incluindo as provas, que nessa edição serão aplicadas nos domingos de 4 e 11 de novembro.
Da mesma maneira que em anos anteriores, em 2018 as inscrições para o Enem serão 100% gratuitas e online, devendo ser realizadas no endereço eletrônico do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – na internet, por meio da página do participante.
O procedimento de inscrição do exame nacional envolve vários passos, desde o cadastro inicial com CPF do candidato e uma senha pessoal, até o preenchimento de dados pessoais, e-mail válido e vasto formulário socioeconômico, entre outros.
Será também nesta etapa que os candidatos deverão indicar necessidade de atendimento específico ou especializado, se for o caso. Solicitação de prova em braile para pessoas com deficiência visual, videoprova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos ou deficientes auditivos e sala especial para gestantes são apenas alguns exemplos neste tópico.

Taxa de Inscrição do Enem 2018 e Isenção

Ao final do cadastro, o candidato não isento automaticamente deverá declarar carência ou quitar o boleto (GRU – Guia de Recolhimento da União) referente a taxa do Enem 2018, cujo valor ainda não foi definido e será conhecido apenas na liberação do Edital, lembrando que no ano passado foi de R$ 82,00.
O Inep deve manter a regra de isenção automática para alunos regularmente inscritos no último ano do ensino médio em escolas da rede pública, bem como a possibilidade para obtenção da gratuidade por meio de declaração de carência via Lei nº 12.799/2013 ou Decreto 6.135.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionamento e Aplicações do Tubo de Venturi

Vamos estudar neste artigo o tubo de Venturi , explicando sobre o seu funcionamento e demonstrando também algumas de suas aplicações. O tubo de Venturi é um equipamento desenvolvido por Giovanni Batista Venturi que pode ser utilizado para medir a velocidade de um escoamento e também a vazão de um fluido, baseado na diferença de pressão provocada por diferentes áreas de seção transversal da tubulação. Veja na imagem um exemplo esquemático de um tubo de Venturi: O funcionamento do tubo, como mencionado acima, ocorre devido à diferença de seção transversal. Observando a imagem, percebemos que a região central do tubo é menor que as demais. Desta forma, a velocidade do escoamento ao longo da região central do tubo será maior, o que resultará em um menor campo de pressão, devido a conservação da energia do sistema. Sendo assim, a diferença de pressão é registrada pela diferença de altura de coluna de líquido ao longo de um tubo em U. Esta diferença é utilizada para d...

MAPA MENTAL - AS LEIS DE NEWTON

 

Conheça os Biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada

Na postagem a seguir vamos estudar sobre os biomas . Este assunto de Biologia, além de importante para a realização do Enem, é interessante também para o nosso dia a dia, já que fazemos parte de algum bioma específico! Vamos entender o que é um bioma, além de estudar sobre alguns dos 7 tipos de biomas terrestres existentes. Os biomas são definidos como uma grande unidade da biosfera , sendo um grande conjunto de vida vegetal e animal, os quais podem ser identificados com condições de geologia e clima semelhantes, que resultam nos mesmos processos de formação da paisagem e, consequentemente, na mesma fauna e flora nos dias atuais. Assim, os biomas são entendidos como o agrupamento de espécies animais e vegetais que vivem nas mesmas condições de clima e solo . Cada classificação leva a um número de biomas diferentes, já que sua definição é ampla e permite as mais variadas classificações. Porém, a mais utilizada divide os biomas em 7 diferentes tipos: Tundra, Taiga, Flore...