Pular para o conteúdo principal

Enem 2018: Edital Deve Apresentar Mudanças e Aperfeiçoamento



Enem 2018: Edital Deve Apresentar Mudanças e Aperfeiçoamento


Na semana passada o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio de sua assessoria de comunicação social, publicou nota oficial informado que o Edital do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – deve apresentar mudanças e aperfeiçoamento para a avaliação.
Conforme o instituto, responsável pela organização e aplicação do exame, houve uma reunião no final do mês de fevereiro entre seus próprios representantes e membros do Grupo de Trabalho – Educação do Ministério Público Federal. O teor do encontro, realizado na sede do instituto em Brasília, foi justamente a série de propostas de aperfeiçoamento do Enem 2018 que deve ser ratificada no Edital, que tem publicação prevista para dia 21 deste mês de março.
Apesar de questionamentos e indagações da imprensa sobre mais detalhes das referidas propostas de melhoria e novidades no exame nacional que devem ser confirmadas no Edital, tanto o Inep quanto o Ministério da Educação (MEC), por meio de declaração do ministro Mendonça Filho, foram incisivos em afirmar que não vão revelar nenhuma informação antes da hora:
"Nós só vamos divulgar todo o conteúdo do edital e as informações para o Enem em 21 de março."
De concreto até agora temos apenas que o exame continuará com o formato atual de 180 questões objetivas (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática) e uma redação, com aplicação em dois domingos consecutivos, em 4 e 11 de novembro. O período de inscrições também já é conhecido, ficará aberto entre 7 e 18 de maio.
O evento também contou com a presença de figuras importantes como o Procurador Federal do Ministério Público do Estado do Pará, Felipe de Moura Palha, coordenador do GT de Educação; e da analista da Procuradoria Federal do Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal de Brasília, Aline Midore Arakari.
Dentre as figuras do Inep, participaram ocupantes dos principais cargos, como a presidente Maria Inês Fini; o chefe de gabinete, Valdir Quintana; a procuradora-Chefe, Thereza Amorim; a diretora de Gestão e Planejamento, Eunice Santos; a diretora de Avaliação da Educação Básica, Luana Bergman; e o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Camilo Mussi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionamento e Aplicações do Tubo de Venturi

Vamos estudar neste artigo o tubo de Venturi , explicando sobre o seu funcionamento e demonstrando também algumas de suas aplicações. O tubo de Venturi é um equipamento desenvolvido por Giovanni Batista Venturi que pode ser utilizado para medir a velocidade de um escoamento e também a vazão de um fluido, baseado na diferença de pressão provocada por diferentes áreas de seção transversal da tubulação. Veja na imagem um exemplo esquemático de um tubo de Venturi: O funcionamento do tubo, como mencionado acima, ocorre devido à diferença de seção transversal. Observando a imagem, percebemos que a região central do tubo é menor que as demais. Desta forma, a velocidade do escoamento ao longo da região central do tubo será maior, o que resultará em um menor campo de pressão, devido a conservação da energia do sistema. Sendo assim, a diferença de pressão é registrada pela diferença de altura de coluna de líquido ao longo de um tubo em U. Esta diferença é utilizada para d...

MAPA MENTAL - AS LEIS DE NEWTON

 

Conheça os Biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada

Na postagem a seguir vamos estudar sobre os biomas . Este assunto de Biologia, além de importante para a realização do Enem, é interessante também para o nosso dia a dia, já que fazemos parte de algum bioma específico! Vamos entender o que é um bioma, além de estudar sobre alguns dos 7 tipos de biomas terrestres existentes. Os biomas são definidos como uma grande unidade da biosfera , sendo um grande conjunto de vida vegetal e animal, os quais podem ser identificados com condições de geologia e clima semelhantes, que resultam nos mesmos processos de formação da paisagem e, consequentemente, na mesma fauna e flora nos dias atuais. Assim, os biomas são entendidos como o agrupamento de espécies animais e vegetais que vivem nas mesmas condições de clima e solo . Cada classificação leva a um número de biomas diferentes, já que sua definição é ampla e permite as mais variadas classificações. Porém, a mais utilizada divide os biomas em 7 diferentes tipos: Tundra, Taiga, Flore...