Pular para o conteúdo principal

Revisão Geral Sobre Ligações Químicas Para o Enem


Revisão Geral Sobre Ligações Químicas Para o Enem


Se tentarmos descobrir do que é feito um material, seja ele sólido, líquido ou gasoso, veremos que ele sempre terá em sua composição um conjunto de átomos. Entretanto, talvez mais importante do que entender um único átomo, seja compreender o conjunto deles e suas ligações, seja entre átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes.
Cada ligação pode ser de três tipos: covalente, iônica ou metálica. Através de uma delas, os átomos se ligam, formando as moléculas, que juntas darão origem aos muitos materiais que conhecemos. Entretanto, estas ligações não ocorrem aleatoriamente, pois alguns átomos tendem a se ligar a outros. Então como saber quais átomos se atraem e qual tipo de ligação eles farão?
Para responder essa pergunta, devemos relembrar que um átomo possui camadas eletrônicas e a última delas é a chamada camada de valência. Para que ele fique estável, a camada de valência deve ter 8 elétrons, para átomos com mais de uma camada, ou 2 elétrons, para aqueles que possuem apenas uma. Portanto, se um átomo não possui estes 8 elétrons na última camada, ele tende a se atrair por outro que o complete.

Ligação Covalente

Ocorre quando dois átomos compartilham seus elétrons. O oxigênio, por exemplo, possui seis elétrons em sua última camada, logo, ele precisa de mais dois para se estabilizar (O2). Se temos dois átomos de oxigênio, cada um precisa de dois, portanto, um pode compartilhar dois elétrons com o outro, formando assim uma ligação covalente. Na imagem abaixo podemos observar essa ligação, sendo que as bolinhas azuis são os elétrons de cada átomo.

Ligação Iônica

Acontece quando os elétrons são doados ou recebidos, e não compartilhados, como na anterior. O nome iônica se dá porque este tipo de ligação ocorre entre íons, mais precisamente, entre cátions e ânions, sendo que os cátions doam elétrons enquanto os ânions recebem. No exemplo abaixo, podemos ver que o sódio (Na+) possui apenas 1 elétron em sua última camada (representada pela cor laranja) e 8 na penúltima (em azul), enquanto o Cloro (Cl) possui 7 na última. Logo, se o sódio doar um elétron para o cloro, ambos ficarão com 8, atingindo a estabilidade.

Ligação Metálica

Se dá quando uma nuvem de elétrons faz com que átomos de metais permaneçam juntos. Este tipo de ligação, que ocorre somente entre átomos de um único elemento, permite que os materiais tenham propriedades como maleabilidade e ductibilidade.
Agora podemos pensar nos outros elementos, analisando a sua distribuição eletrônica e determinar que tipo de ligação eles farão, algo que é cobrado frequentemente nos grandes vestibulares.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionamento e Aplicações do Tubo de Venturi

Vamos estudar neste artigo o tubo de Venturi , explicando sobre o seu funcionamento e demonstrando também algumas de suas aplicações. O tubo de Venturi é um equipamento desenvolvido por Giovanni Batista Venturi que pode ser utilizado para medir a velocidade de um escoamento e também a vazão de um fluido, baseado na diferença de pressão provocada por diferentes áreas de seção transversal da tubulação. Veja na imagem um exemplo esquemático de um tubo de Venturi: O funcionamento do tubo, como mencionado acima, ocorre devido à diferença de seção transversal. Observando a imagem, percebemos que a região central do tubo é menor que as demais. Desta forma, a velocidade do escoamento ao longo da região central do tubo será maior, o que resultará em um menor campo de pressão, devido a conservação da energia do sistema. Sendo assim, a diferença de pressão é registrada pela diferença de altura de coluna de líquido ao longo de um tubo em U. Esta diferença é utilizada para d...

MAPA MENTAL - AS LEIS DE NEWTON

 

Conheça os Biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada

Na postagem a seguir vamos estudar sobre os biomas . Este assunto de Biologia, além de importante para a realização do Enem, é interessante também para o nosso dia a dia, já que fazemos parte de algum bioma específico! Vamos entender o que é um bioma, além de estudar sobre alguns dos 7 tipos de biomas terrestres existentes. Os biomas são definidos como uma grande unidade da biosfera , sendo um grande conjunto de vida vegetal e animal, os quais podem ser identificados com condições de geologia e clima semelhantes, que resultam nos mesmos processos de formação da paisagem e, consequentemente, na mesma fauna e flora nos dias atuais. Assim, os biomas são entendidos como o agrupamento de espécies animais e vegetais que vivem nas mesmas condições de clima e solo . Cada classificação leva a um número de biomas diferentes, já que sua definição é ampla e permite as mais variadas classificações. Porém, a mais utilizada divide os biomas em 7 diferentes tipos: Tundra, Taiga, Flore...