Pular para o conteúdo principal

DIFERENÇA ENTRE LATITUDE E LONGITUDE

O conteúdo que veremos a seguir é frequentemente cobrado em exercícios de geografia no Enem. Estes dois conceitos, diversas vezes acabam sendo confundidos, uma vez que apresentam nomes relativamente semelhantes. Com isso, preparamos este artigo para sanar as dúvidas referentes a latitude e longitude, evidenciando a diferença entre eles.

Antes de falarmos sobre os dois conceitos, vamos definir as linhas de referência que utilizaremos. A primeira delas é a linha do Equador. A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a terra em dois hemisférios, o hemisfério Norte (também denominado setentrional ou boreal) e o hemisfério Sul (conhecido também como meridional ou austral). Além desta linha, a principal e central, temos mais quatro paralelos importantes: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico (presentes no hemisfério Norte) e o trópico de Câncer e o círculo polar Antártico, que estão localizados no hemisfério Sul. Porém, como estes paralelos não serão importantes para os conceitos deste artigo, deixaremos para explicar sobre eles posteriormente! 

A segunda linha de referência que utilizaremos é o Meridiano de Greenwich. O Meridiano de Greenwich, que também recebe o nome de Meridiano Principal está posicionado em Greenwich (que é um bairro de Londres, na Inglaterra!) e é responsável pela divisão de nosso planeta em dois hemisférios: o hemisfério oriental e o ocidental. Veja a seguir uma representação destas linhas sobre o mapa terrestre:


Como você pode observar da imagem acima, nós brasileiros estamos totalmente do lado ocidental, e a maior parte ao sul da linha do Equador!

Latitude

Depois destes esclarecimentos, vamos falar sobre a latitude! A latitude é definida como a distância da linha do Equador medida ao longo do Meridiano de Greenwich. Esta distância é medida em graus, variando de 0 a 90° tanto ao norte da linha do Equador, quanto ao sul da mesma linha. O trópico de Câncer está localizado a 23°27’ ao norte da linha do Equador, enquanto o de Capricórnio está localizado aos mesmos 23°27’, porém ao sul desta Linha. A cidade de Brasília, por exemplo, está localizada a uma latitude de 15º46’47” Sul.

Longitude

A longitude, por sua vez, é definida como a distância em relação ao Meridiano de Greenwich, medida sobre a linha do Equador. Seus extremos podem variar entre 0 e 180°, tanto para o lado oriental quanto para o lado ocidental. Estes 360° totais são divididos a cada 15°, resultando em 24 diferentes fusos, devidos aos quais temos horários diferentes ao longo dos territórios . A longitude de nossa capital, Brasília, é de 47°55’47” Oeste.

Comentários finais

Note como a definição dos conceitos são semelhantes, apenas mudando as linhas de referência e medição. Sendo assim, devemos compreender bem este conteúdo para não confundirmos as linhas de referência. Sendo assim, com a utilização destas coordenadas geográficas, podemos identificar qualquer localização ao longo do globo terrestre (algumas vezes também utilizamos a altitude para auxiliar a localização!), além de compreender melhor o funcionamento do fuso horário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionamento e Aplicações do Tubo de Venturi

Vamos estudar neste artigo o tubo de Venturi , explicando sobre o seu funcionamento e demonstrando também algumas de suas aplicações. O tubo de Venturi é um equipamento desenvolvido por Giovanni Batista Venturi que pode ser utilizado para medir a velocidade de um escoamento e também a vazão de um fluido, baseado na diferença de pressão provocada por diferentes áreas de seção transversal da tubulação. Veja na imagem um exemplo esquemático de um tubo de Venturi: O funcionamento do tubo, como mencionado acima, ocorre devido à diferença de seção transversal. Observando a imagem, percebemos que a região central do tubo é menor que as demais. Desta forma, a velocidade do escoamento ao longo da região central do tubo será maior, o que resultará em um menor campo de pressão, devido a conservação da energia do sistema. Sendo assim, a diferença de pressão é registrada pela diferença de altura de coluna de líquido ao longo de um tubo em U. Esta diferença é utilizada para d

Conheça os Biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada

Na postagem a seguir vamos estudar sobre os biomas . Este assunto de Biologia, além de importante para a realização do Enem, é interessante também para o nosso dia a dia, já que fazemos parte de algum bioma específico! Vamos entender o que é um bioma, além de estudar sobre alguns dos 7 tipos de biomas terrestres existentes. Os biomas são definidos como uma grande unidade da biosfera , sendo um grande conjunto de vida vegetal e animal, os quais podem ser identificados com condições de geologia e clima semelhantes, que resultam nos mesmos processos de formação da paisagem e, consequentemente, na mesma fauna e flora nos dias atuais. Assim, os biomas são entendidos como o agrupamento de espécies animais e vegetais que vivem nas mesmas condições de clima e solo . Cada classificação leva a um número de biomas diferentes, já que sua definição é ampla e permite as mais variadas classificações. Porém, a mais utilizada divide os biomas em 7 diferentes tipos: Tundra, Taiga, Flore

ASSOCIAÇÃO DE GERADORES EM SÉRIE E EM PARALELO

Há algum tempo atrás estudamos sobre os geradores, onde foram explicadas as suas definições, assim como o cálculo de sua potência, através da força eletromotriz gerada. Na postagem a seguir, vamos entender como funcionam as associações em série e em paralelo destes geradores, além de explicar o seu cálculo. Como já estudamos anteriormente, os geradores são equipamentos capazes de transformar algum outro tipo de energia em energia elétrica. As pilhas e baterias, por exemplo, transformam a energia química de seus componentes em energia elétrica. Uma usina hidrelétrica, por sua vez, transforma a energia mecânica das quedas d’água em energia elétrica. Em casos onde temos um único gerador, a potência fornecida será igual a sua potência real. Porém, em diversas situações, utilizamos os geradores combinados, em função de algumas finalidades. Começaremos pela associação em série. Observe no exemplo abaixo duas pilhas associadas em série: Associação de Geradores em Série